GP Brasil de Kettlebell se destacou pela qualidade e número de atletas

Realizado pela primeira vez na Bahia, o World Kettlebell Grand Prix Series Brasil 2017 foi considerado o maior já realizado na América do Sul pela quantidade de atletas inscritos e pelo alto nível dos competidores. O GP foi realizado no dia 8 de setembro, no São Salvador Hotéis e Convenções, em Salvador, com a participação de atletas dos vários países e estados brasileiros.

Recordes importantes para o Brasil com seis atletas atingido o título de CMS (Candidate Master of Sports) concedido aos atletas que atingem marcas expressivas no ranking da Associação Mundial.  São eles: Leonel Mota Ribas, de São Paulo, no Snatch 28 kg, de Florianópolis Vanessa Crepaldi, que em duas provas conquistou o título, no Snatch 20 kg e no Long Cycle (TALC) 16kg e Victoria Pretto no snatch 16 kg, além de três atletas da Bahia, que conquistaram os primeiros CMS para o estado, todos na prova Snatch, com Fabio Leal nos 24kg,  Larissa Mamede e  Patrícia Barros com 16kg.

O organizador do GP Brasil, João Rosário, da Brutal SC destaca que o evento contou com a participação do russo Sergei Rachinskiy, considerado o atleta supremo do Kettlebell Sport, que competiu pela primeira vez na América Latina. Ele fez 166 repetições de jerk e 200 repetições de snatch com 24 kg. Rachinskiy tem 29 anos no esporte e fez parte do time de ouro da Rússia dos anos 90.

Também presente pela quarta vez no Brasil o russo Denis Vasilev participou da prova de long cycle com 24 kg e fez uma marca impressionante de 132 repetições em 10 min, uma média de 13 repetições por minuto. “Somente para se ter uma ideia, a maioria dos atletas da categoria de peso dele faz de 80 a 100 repetições”, ressaltou João Rosário.

Dentre os destaques femininos no GP Brasil, a argentina Sabrina Aguilera, vice-campeã mundial, foi a que levantou mais pesado, 2 kettlebell de 24 kg em 41 repetições; Nicole Zaniz, de Santa Catarina, disputou o long cycle com dois kettlebells de 16 kg e fez 65 repetições, maior número de repetições entre as mulheres que levantaram o mesmo peso.

O atleta Yuri Menezes, de Florianópolis (SC), que com apenas 10 anos fez 102 repetições com 8 kg,  mostrou toda a garra e determinação de um vencedor.  Destaque também para o estado sede da competição em 2017. “A Bahia teve mais de 50% dos inscritos e já é considerado um estado de referência no esporte, apesar do pouco tempo de treinamento. O estado foi representado por  duas equipes de Salvador, que reúnem os atletas mais experientes nesse esporte no estado, e uma de Canavieiras e o snatch foi a prova escolhida por mais de 50% dos atletas  ”, acentuou o educador físico João Rosário.

Outro ponto alto da competição foi a disputa do revezamento feminino com uma disputa acirrada por equipes no snach 12 kg, onde dois times de 7 integrantes cada, marcaram 583 repetições terminando tudo empatado! A equipe vencedora foi definida pela média do peso dos membros de cada equipe e a 1ª colocação ficou para o time formado pelas atletas: Priscila Beck, Vanessa Correia, Patrícia Barros, Larissa Mamede, Jaqueline Iung, Joyce Araújo, Thais Rose.

Com 64 atletas a 2ª edição do GP Brasil da WAKSC  teve um aumento de 36% no número de competidores vindos de cinco estados brasileiros – Bahia, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco – e dos Estados Unidos, Rússia, Polônia, Argentina e Chile.  A Etapa Brasil do GP mundial 2017 também foi válida como primeiro Campeonato Brasileiro da Associação Mundial de Clubes de Kettlebell Sport (WAKSC), e, com isso, os atletas tiveram seu recorde válido nacional e internacionalmente.

O WKGPSBRASIL2017  é uma realização da Brutal Strength and Conditioning , World Association of Kettlebell Sport Clubs e Ketacademy com o patrocínio do São Salvador Hotéis, Priscila Beck Kettlebell Club, Burpees Comfort Fitness, Kettlebell Kings, Guache comunicação, e apoio da Tia Sônia Alimentos, Buffalo Wax, M5MB, Xpro Training, Baransu Terapia Holística,  Mil Cores Gráfica Salvador e fotógrafos Américo Pinto, Emanuela Alves e Andrei da Panoram Digital.

Albúm com fotos da competição no link a seguir do facebook: https://www.facebook.com/media/set/?set=a.711127962409994.1073741834.508253552697437&type=1&l=7ce7a8c846

Confira os resultados abaixo: